Variáveis

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  • outubro 1, 2024

As variáveis são campos para armazenar valores.

As variáveis do sistema são criadas automaticamente com nome e tipo predefinidos. Há um campo de bot do sistema e um campo de usuário do sistema:

Algumas variáveis do sistema só existem em canais específicos. Verifique a tabela abaixo para saber como editar o campo do sistema.

Cada usuário tem seu próprio nome e endereço de e-mail. Portanto, “nome” e “e-mail” são variáveis de usuário.

Cada usuário tem seu próprio conjunto de campos de usuário

Um Bot pode conter diferentes tipos de variáveis.

Exemplo: Um restaurante contém um endereço e um número de contato do restaurante. Portanto, “restaurant_address” e “restaurant_contact” devem ser criados como campos de bot. Assim você não precisa gerenciar endereços ou contatos diferentes do seu restaurante para cada usuário.

As variáveis do Bot são compartilhadas em todo o bot.

 

Nome do campo
 Variável
Tipo
 Descrição
 
Como editar
 
Usuário Ns
usuáriotextoidentificação do usuário no Chatnão editável
ID do usuário*
usuáriotextoidentificação do usuário do canalnão editável
Primeiro nome
usuáriotextoinformações do perfilem Etapa de Pergunta/Etapa de Ação
Sobrenome
usuáriotextoinformações do perfilem Etapa de Pergunta/Etapa de Ação
Nome de usuário
usuáriotextoinformações do perfilem ação passo
Gênero
usuáriotextoinformações do perfilem ação passo
E-mail
usuáriotextoinformações do perfilem Etapa de Pergunta/Etapa de Ação
Telefone
usuáriotextoinformações do perfilem Etapa de Pergunta/Etapa de Ação
Imagem de perfil
usuáriotextoinformações do perfilem questão passo
Localidade
usuáriotextoinformações do perfilnão editável
Fuso horário
usuáriotextoinformações do perfilnão editável
Linguagem
usuáriotextoinformações do perfilem ação passo
Inscrito
usuáriodata e horatempo inscritonão editável
Última entrada de texto
usuáriotextoúltima entrada do usuárioeditado pelo sistema
Última interação
usuáriodata e horahora da última açãoeditado pelo sistema
Último título do botão
usuáriotextoúltimo botão pressionadoeditado pelo sistema
Fluxo Ns
bottextoidentificação de fluxo (bot) no Chatnão editável
Sub Fluxo Ns
bottextoidentificação de subfluxo no Chatnão editável
Nome da página
bottextonome da página do Facebook conectadanão editável
ID da página
bottextoID da página do Facebook conectadanão editável
Nome de usuário da página
bottextonome de usuário da página no Facebooknão editável
Último comentário do FB
usuáriotextotexto do último comentário do usuário na página do Facebookeditar pelo sistema
Último comentário do FB Post ID
usuáriotextoid do post onde o usuário colocou o último comentárioeditar pelo sistema
Último comentário do FB total de usuários marcados
usuárionúmeroquantidade de usuários marcados no último comentárioeditar pelo sistema
Último comentário do FB total de novos usuários marcados
usuárionúmerousuários marcados, mas não inscritos (para bot) quantidadeeditar pelo sistema
Último comentário do FB é de usuários existentes
usuárionúmeroantes deste comentário, ele/ela é um usuário existente? sim=1,não=0editar pelo sistema
URL do chat ao vivo
usuáriotexto(para agente) visite para falar com o usuário no chat ao vivoeditar pelo sistema
AGORA
usuáriodata e horahora atual no fuso horário do usuário*editado pelo sistema
HOJE
usuáriodatadata atual no fuso horário do usuário*editado pelo sistema
BOT_HORA_ATUAL
botdata e horadata e hora atuais no fuso horário do espaço de trabalhoeditado pelo sistema
ITEM
usuáriomatriz (JSON)cada item em um JSONna mensagem “Para Cada”
SELECIONAR
usuáriomatriz (JSON)item selecionadoem “Selecionar” nova etapa
COMPRAR
botmatriz (JSON)informações da lojaem Integração de E-commerce
CARRINHO
usuáriomatriz (JSON)carrinho de compras do usuárioem ação passo
ORDEM
usuáriomatriz (JSON)último pedido do usuárioeditado pelo sistema
Usuário
usuáriomatriz (JSON)perfil do usuárioeditado pelo sistema de acordo com outros valores de perfil
Fluxo de diálogo
usuáriomatriz (JSON)Resposta do DialogFloweditado pelo agente DialogFlow

Observação

Se o canal não oferecer suporte ao fuso horário no perfil do usuário, ou se o canal oferecer suporte, mas o usuário não tiver um valor de fuso horário, será usado o fuso horário do espaço de trabalho.

Id do usuário em diferentes canais

Canal
Descrição
 
Exemplo
 
Facebook
ID exclusivo na sua página do Facebook6288386817841810
Instagram
ID exclusivo no seu bot do Instagram6570462892993640
Telegrama
ID exclusivo no seu bot do Telegram1173717756
Slack
ID exclusivo no seu espaço de trabalho do SlackU017MKNENH
WeChat
ID exclusivo na sua conta WeChatoNzS3wpEjnA3tXmOcNxpqtAnBwWg
WhatsApp
Número de telefone do usuário sem +5541992345678
SMS
Número de telefone do usuário+5541992345678
Voice
Número de telefone do usuário+5541992345678
Google
ID da conversa do Google8095938e-90cf-4347-ab94-9224308672b0
Line
ID exclusivo no seu bot de lineUb02c77c69c59c5be5597d58ce2701ebe
Viber
ID exclusivo no seu bot VibermdY9hOWdeQC6J/Sl19Qh8A==
Vk
ID exclusivo no seu bot Vk705862439

Nota

O ID exclusivo do canal é exclusivo apenas em sua página do Facebook, bot do Telegram, espaço de trabalho do Slack ou conta do WeChat, e não o ID exclusivo em todo o Facebook, Slack etc.

Tipos de variáveis

Tipo
Armazena
Exemplo
 
Operações Suportadas
 
Texto
letras, palavras, frases…Olá, UChat.cortar, mudar caixa, codificar, decodificar…
Número
números123,45+ – x ÷, mod, potência, log, raiz, arredondar…
Booleano
“1” ou “0”, para verdadeiro ou falso1atribuir
Data
data30/03/2021formato, adicionar meses/semanas/dias
Data e hora
data e hora2022-01-01T12:00:00+10:00formato, adicionar meses/semanas/dias/horas/minutos
JSON (matriz)
uma série de variáveis{“nome”:”Jack”, “idade”:”20″}carregar, obter, atualizar, remover, contar, somar, média, classificar, embaralhar, reverter…

Valor Booleano

Quando esses valores são armazenados no campo, o booleano retorna false , caso contrário retorna true 

  • vazio
  • nulo
  • ‘falso’
  • falso
  • 0

Criar campo personalizado

Você pode criar variáveis de duas maneiras:

Onde

 

Tipo suportado

 

na seção Conteúdo

campo de usuário e campo de bot

em qualquer lugar que você precise mapear o resultado para a variável, por exemplo, etapa da pergunta, integração, etc.

somente campo de usuário

Criar campo personalizado na seção Conteúdo

 

 

  1. vá em “Conteúdo” na barra lateral esquerda

  2. Selecione Campos de Usuário ou Campos de Bot

  3. use a pasta para organizar seus campos, se necessário

     

 

Clique no botão azul “+ Novo Campo de Usuário/Bot” no lado direito para criar um campo. “Nome do Campo” é obrigatório. Você pode usar qualquer caractere para separar palavras, como sublinhado ou espaço. Sugerimos que você mantenha o nome do campo o mais conciso possível, para evitar qualquer possível problema de exibição.

Depois disso, escolha um tipo de variável. Adicione valor padrão ou descrição, se necessário. (o valor padrão é somente para campos de bot)

Pastas podem ser usadas para organizar variáveis. Confie em mim, você vai precisar delas quando seu fluxo ficar grande. 

 

 

Criar campo personalizado na etapa de pergunta e ação

Para criar novos campos, por exemplo, na etapa da pergunta:

 

Digite um novo nome de variável na caixa “Enter Field Name” e clique nele na lista suspensa. Selecione o tipo de variável correspondente e pronto.

Você também pode criar em uma integração.